CEJE - CENTRO ESPIRITA JARDIM DE ESPERANÇA

Este é um blog de conteúdo espirita. Aqui postaremos todos os estudos das parabolas de Jesus, evangelhos feitos no Centro espirita Jardim de Esperança. CEJE. Facilitando o entendimento dos nossos amigos da Seara.O espiritismo é a um só tempo, filosofia, ciência e religião. “A Doutrina espírita ensina a pensar, e não o que pensar”.

Sejam todos bem vindos a Estudar o Evangelho de Jesus

terça-feira, 3 de agosto de 2010

cap. 2 - Meu reino nao é deste mundo



MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO

A vida futura. - A realeza de Jesus. - O ponto de vista. - Instruções dos Espíritos: Uma realeza terrestre.

1. Pilatos, tendo entrado de novo no palácio e feito vir Jesus à sua presença,

perguntou-lhe: És o rei dos judeus? - Respondeu-lhe Jesus: Meu reino não é deste

mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, a minha gente houvera combatido para

impedir que eu caísse nas mãos dos judeus; mas, o meu reino ainda não é aqui.

Disse-lhe então Pilatos: És, pois, rei? - Jesus lhe respondeu: Tu o dizes; sou rei;

não nasci e não vim a este mundo senão para dar testemunho da verdade. Aquele que

pertence a verdade escuta a minha voz. (S. JOÃO, cap. XVIII, vv. 33, 36 e 37.)

Por essas palavras, Jesus claramente se refere à vida futura, que ele apresenta, em todas as circunstâncias, como a meta a que a Humanidade irá ter e como devendo constituir objeto das maiores preocupações do homem na Terra. Todas as suas máximas se reportam a esse grande principio. Com efeito, sem a vida futura, nenhuma razão de ser teria a maior parte dos seus preceitos morais, donde vem que os que não crêem na vida futura, imaginando que ele apenas falava na vida presente, não os compreendem, ou os consideram pueris. Esse dogma pode, portanto, ser tido como o eixo do ensino do Cristo, pelo que foi colocado num dos primeiros lugares à frente desta obra. E que ele tem de ser o ponto de mira de todos os homens; só ele justifica as anomalias da vida terrena e se mostra de acordo com a justiça de Deus .Apenas idéias muito imprecisas tinham os judeus acerca da vida futura. Acreditavam nos anjos, considerando-os seres privilegiados da Criação; não sabiam, porém, que os homens podem um dia tomar-se anjos e partilhar da felicidade destes. Segundo eles, a observância das leis de Deus era recompensada com os bens terrenos, com a supremacia da nação a que pertenciam, com vitórias sobre os seus inimigos. As calamidades públicas e as derrotas eram o castigo da desobediência àquelas leis. Moisés não pudera dizer mais do que isso a um povo pastor e ignorante, que precisava ser tocado, antes de tudo, pelas coisas deste mundo. Mais tarde, Jesus lhe revelou que há outro mundo, onde a justiça de Deus segue o seu curso. E esse o mundo que ele promete aos que cumprem os mandamentos de Deus e onde os bons acharão sua recompensa. Aí o seu reino; lá é que ele se encontra na sua glória e para onde voltaria quando deixasse a Terra. Jesus, porém, conformando seu ensino com o estado dos homens de sua época, não julgou conveniente dar-lhes luz completa, percebendo que eles ficariam deslumbrados, visto que não a compreenderiam. Limitou-se a, de certo modo, apresentar a vida futura apenas como um principio, como uma lei da Natureza a cuja ação ninguém pode fugir. Todo cristão, pois, necessariamente crê na vida futura; mas, a idéia que muitos fazem dela é ainda vaga, incompleta e, por isso mesmo, falsa em diversos pontos. Para grande número de pessoas, não há, a tal respeito, mais do que uma crença, balda de certeza absoluta, donde as dúvidas e mesmo a incredulidade.

É que cada um entende de uma maneira, ao ouvirmos Reino dos ceus! quer dizer tem um reino, e se tem reino, tem um rei e é um rei poderoso e rico, isso para aqueles materialista. Mas a maneira de Jesus quando diz: Meu reino nao é daqui, ou seja, aqui não tem paz, não tem serenidade, não tem amor ao proximo. É só arrogancia, brutalidade, egoismo, mentiras, materialistas, possessivos, autoritarismo, Este reino nao poderia ser o dele mesmo, pois Ele comanda somente um reino de amor. Tem pessoas tao materialistas, que ao pensar em reino, acredita que saindo daqui, vai ficar mais rico, e tem pessoas que ainda pagam taxas, carnes, de terras que ja compram para quando for pra la, pensando que a moeda lá continua como aqui. Era dificil, para Jesus tentar explicar isso a 2000 mil anos atraz para aquele povo. Ele ja foi desacreditado mesmo falando por parabolas, imagina se Ele acendesse esta luz a todos os povos daquela Epoca. Mas veio Kardec e atraves da espiritualidade veio nos explicar o que Jesus quiz fazer a gente entender. Que a vida continua, que a muitas moradas na casa do Pai, que somos lá o que somos aqui, que teremos lá exatamente o que plantarmos aqui, que nada passa impune aos olhos do Pai, que o nosso julgamento é feito pela nossa conciencia, que o nosso espirito vai onde esta o nosso coração, que para chegar ao reino dos ceus, teremos que reencarnar diversas vezes, para subtrair todas as nossas vicissitudes, reparar nossos erros e aprender e crescer como espiritos que somos todos aprendizes e que todos sem excessao somos filhos de Deus. Era exatamente o que Jesus tinha pra dizer a 2000 mil anos atraz, mas nao tinha condições para aqueles romanos e povos que achavam que Cesar era o unico rei. Aquele povo so dava valor para as pessoas que tinham estatus, riquezas, bens materais, cultura, eles nao achavam que um homem descalso, que andava com tunica pelo povo, que nao tinha nem era nem beira, um lar pra voltar pudesse ter tanto conhecimento, por isso muitos nao lhes dava ouvido.

Entao Kardec vem nos dizer assim:

O Espiritismo veio completar, nesse ponto, como em vários outros, o ensino do Cristo, fazendo-o quando os homens já se mostram maduros bastante para apreender a verdade. Com o Espiritismo, a vida futura deixa de ser simples artigo de fé, mera hipótese; torna-se uma realidade material, que os fatos demonstram, porquanto são testemunhas oculares os que a descrevem nas suas fases todas e em todas as suas peripécias, e de tal sorte que, além de impossibilitarem qualquer dúvida a esse propósito, facultam à mais vulgar inteligência a possibilidade de imaginá-la sob seu verdadeiro aspecto, como toda gente imagina um país cuja detalhada descrição. Ora, a descrição da vida futura é tão circunstanciadamente feita, são tão racionais as condições, ditosas ou infortunadas, da existência dos que lá se encontram, quais eles próprios pintam, que cada um, aqui, a seu mau grado, reconhece e declara a si mesmo que não pode ser de outra forma, porquanto, assim sendo, patente fica a verdadeira justiça de Deus.

Qual seria entao a verdadeira realeza de Jesus? Que não é deste mundo o reino de Jesus todos compreendem, mas, também naTerra não terá ele uma realeza? Nem sempre o título de rei implica o exercício do poder temporal. Dá-se esse título, por unânime consenso, a todo aquele que, pelo seu gênio, ascende à primeira plana numa ordem de idéias quaisquer, a todo aquele que domina o seu século e influi sobre o progresso da Humanidade. E nesse sentido que se costuma dizer: o rei ou príncipe dos filósofos, dos artistas, dos poetas, dos escritores, etc. Essa realeza, oriunda do mérito pessoal, consagrada pela posteridade, não revela, muitas vezes, preponderância bem maior do que a que cinge a coroa real? Imperecível é a primeira, enquanto esta outra é joguete das vicissitudes; as gerações que se sucedem à primeira sempre a bendizem, ao passo que, por vezes, amaldiçoam a outra. Esta, a terrestre, acaba com a vida; a realeza moral se prolonga e mantém o seu poder, governa, sobretudo, após a morte. Sob esse aspecto não é Jesus mais poderoso rei do que os potentados daTerra? Razão, pois, lhe assistia para dizer a Pilatos, conforme disse: "Sou rei, mas o meu reino não é deste mundo."

Sou rei sim, mas um rei de amor, inclusive aqui na terra, só que as pessoas nao tinha o dom de ver e sentir o amor que ele tinha por cada um de nós. E para chegar a este reinado temos que passar por uma porta muito extreita.Deixar toda nossa casca de orgulho e de vaidade de ambição, nós devemos ser esculpidos, que nós trazemos elas de milenios atraz, e talves porque nao dizer que infelizmente estivemos la a 2000 mil anos atraz, gritando Barrabas!! E hoje estamos aqui nos reeducando a nossa moral, que deveriamos ter educados lá traz. Para entrar neste reino de Jesus, no plano espiritual, devemos renunciar muitas coisas principalmente as coisas materias. Deixar nos envolver com a espiritualidade, para onde nos vamos verdadeiramente, a nossa verdadeira casa, hoje as nossas ações tudo o que fazemos, tudo o que pensamos e falamos, vai rever em beneficios para nós quando chegarmos lá. Todo esforço que eu fizer hoje, toda busca, todobem que eu proporcionar, tudo aquilo que eu puder aprender, buscar em conhecimento, será uma bagagem, que eu vou levar e desfrutar no plano espiritual. Aquele que aqui esta e diz:- hoje não vou lá no centro, naõ vou a igreja, não vou no culto, ele esta pensando mais numa outra coisa, do bem prazeroso e pessoal, do que pro bem espiritual dele. Para o bem fisico, mental e pessoal dele, do que nos nossos amigos espirituais, do proprio crescimento espiritual. Eu não sou perfeita, nem correta, mas faço assim, é apenas um exemplo: Quando vou marcar medico e ele me diz que tem um horario compativel com o meu horario dos meus trabalhos espirituais, eu digo, não posso, pois neste dia e neste horario ja tenho compromisso, entao me marca em outro dia, em outro horario ou ainda com outro medico, porque pra mim nao dá. Pode não vir ninguem nesta sala de reuniao, mas meus amigos espirituais estarao aqui, porque eles nao faltam aos compromissos. Aquilos que eles se comprometeram eles vem fazer. Entao eu nao posso decepciona-los. Se comprometer com a espiritualidade é serio, não é uma brincadeira. É ser leal, sincera com os amigos espirituais,é ter responsabilidade, eles nao vem aqui agora me cobrar a minha presença, mas quando eu estiver la, eles podem me dizer: voce teve oportunidade de trabalho com o Pai e faltou, ou falhou..eu levei, consegui levar uma pessoa pra vc conversar, orientar e vc nao estava. Voce nao ve os espiritos mas eles existem, voce nao ve Deus, mas ele existi, voce nao ve Jesus, mas Ele passou por aqui, deixou a marca dele. Eu nao posso renegar a existencia dos espiritos e da espiritualidade porque na minha curta vivencia já tive minhas provas, e tenho certeza que vc, que agora le este texto, tambem em algum momento da sua vida, tambem ja teve alguma prova deles e da existencia da vida apos morte. Da existencia da espiritualidade, e quando nos esquecemos da espiritualidade, estamos renegando tudo que Jesus nos explicou, nos exemplificou.. estamos renegando Jesus. É simples assim. Como se eles dissessem ajudei vc arrumar sua moto, seu carro, afastei as visitas de hoje na sua casa, te deixei calma, e vc nao vai ao centro? Para se chegar ao reino dos ceus é nescessario renegar aos seus compromissos mundanos, pessoais, e servir a Deus na sua essencia. Podemos muito bem, colocar dias e horarios apropriados, para que nao atrapalhe nossa vida social, mas Deus não podemos dispensar, ou trocar por nada. Todo beneficio que fizer aos outros, diminui sua carga horario de serviços prestados terrenos. Alem de te aproximar de Deus e do reino dos ceus. O reino de Deus, é de trabalho, de amor, de confiança, de dignidade, serenidade, conquista, pesquisas, de estudos, de cumplicidade. Se nós ja temos uma parte disso dentro de nós, se nós ja confiamos no Mestre e queremos ser util na obra Dele, é melhor começar-mos ontem. Para benificiar a nos mesmos.Quanto maior ajuda que vc fizer para a espiritualidade ajudando seu proximo, maior ajuda que eles te darão. Maior sera o numero de amigos espirituais que estarao do seu lado te orientando, te inspirando. Trabalhar, trabalhar.. diciplina, doação, aprendizado, esta é a lei, é para isso que viemos nos preparar, para ser util na espiritualidade, no reino dos ceus.Andre Luiz queria trabalhar e se ofereceu para trabalhar no hospital dizendo: Eu sou um doutor, posso ajudar.. e os amigos espirituais responde: vc é doutor de corpo Andre não de almas. A espiritualidade nos ve como espiritos, e nós nos vemos como corpo, temos que começar a nos enchergar como espiritos não de luz ainda, mas em aprendizado, bem pequena, mas em aprendizado e agradecer a oportunidade de trabalho que nos surge assim como as aulas que temos sobre Jesus. O que eu aprendo devo exercer, e demostrar serviço, se eu quero chegar ao Pai e a Jesus, se eu quero estar uma colonia espiritual, eu tenho que trabalhar pra isso. ai vc me diz:-Mas eu tenho erros! eu to cheio de defeitos.. Mas voce deve ter muitas outras qualidades que vc não esta ressaltando. Voce deve compensar isso..ninguem vai desencarnar anjos, ninguem de nós vai sair daqui como um espirito magnifico como o Chico, ninguem ainda tem essa possibilidade, esta capacidade, somos muito enraizados no planeta. Mas temos muitas qualidades e esta tudo guardada no nosso interior, e agora com o Evangelho de Jesus, fica muito mais facil de extrair o nosso melhor. Temos erros? sim.. entao vamos trabalhar nos nosso erros, vamos aumentar cada vez mais a nossa capacidade de doação, de amor, de compreenção, vamos permitir que a nossa inferioridade, que as nossas dificuldades, nossos vicios, fiquem para baixo, que fique alguma coisa muito pequena a tudo aquilo que posso fazer de util e de bem ao proximo. Que a balança do seu bem moral, possa superar a do seu mau. Trabalhando diariamente, e se tiver um dia que o peso das dificuldades estiver dificil de carregar, eleve seu pensamento ao alto, e peça socorro, e se vc for uma pessoa do bem, imediatamente, a ajuda lhe chegará atraves da corrente de espiritos socorrista. Ele não desampara ninguem. E não pense que sua divida nao dara para ser saudada, nada é como a gente quer, mas tudo acontecerá de acordo com os desejos de Deus e conforme a tudo que nos comprometemos, no momento certo. Mas vale muito o nosso esforço, o nosso desejo de melhorar, a nossa conciencia tranquila, o nosso bem estar e a nossa fé. não perder nunca a confiança no Pai, Jesus sempre teve fé, Ele sempre foi verdadeiro conosco, a espiritualidade superior são os nossos verddeiros amigos, estao sempre do nosso lado nos orientando, nos intuido e nos amparando, não vamos deixa-los na mao, não vamos decepciona-los. Vamos nos preparar e trabalhar, para que possamos um dia estar prontos para adentrar ao reino dos ceus.Edith

Um comentário:

  1. Desde que eu descobri este site, eu tenho consultado este para estudar.Existe outros estudos sobre o Evangelho além destes? Eu não consigo encontrá-los.Obrigada!Kátia

    ResponderExcluir