CEJE - CENTRO ESPIRITA JARDIM DE ESPERANÇA

Este é um blog de conteúdo espirita. Aqui postaremos todos os estudos das parabolas de Jesus, evangelhos feitos no Centro espirita Jardim de Esperança. CEJE. Facilitando o entendimento dos nossos amigos da Seara.O espiritismo é a um só tempo, filosofia, ciência e religião. “A Doutrina espírita ensina a pensar, e não o que pensar”.

Sejam todos bem vindos a Estudar o Evangelho de Jesus

terça-feira, 3 de agosto de 2010

cap 6 - o cristo consolado



CAPÍTULO VI

O CRISTO CONSOLADOR

Feito por Eduardo - em08.07.2010

O jugo leve. Consolador prometido. - Instruções dos Espíritos: Advento do Espírito de Verdade.

O jugo leve

1. Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo. (S. MATEUS, cap. XI, vv. 28 a 30.)

2. Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perda de seres amados, encontram consolação em a fé no futuro, em a confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele que, ao contrário, nada espera após esta vida, ou que simplesmente duvida, as aflições caem com todo o seu peso e nenhuma esperança lhe mitiga o amargor. Foi isso que levou Jesus a dizer: "Vinde a mim todos vós que estais fatigados, que eu vos aliviarei."Entretanto, faz depender de uma condição a sua assistência e a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição está na lei por ele ensinada. Seu jugo é a observância dessa lei; mas, esse jugo é leve e a lei é suave, pois que apenas impõe, como dever, o amor e a caridade.

Neste capitulo, vamos entender o que o Cristo queria dizer com Consolador. A palavra consolador, nos faz lembrar de alivio de dor, ser confortado. Entao Ele nos diz que todos os sofrimentos, miserias, descepções, dores fisicas, perdas de entes queridos, encontram sua consolação, na fé do futuro e na confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio nos ensinar e exemplificar aos homens. Sobre aquele que, ao contrário, nada espera após esta vida, ou que simplesmente duvida, as aflições caem com todo o seu peso e nenhuma esperança lhe traz. Foi isso que levou Jesus a dizer: "Vinde a mim todos vós que estais fatigados, que eu vos aliviarei." Se nós nao acreditamos numa vida futura, ou se duvidamos que Deus realmente esta ali em todo momento, auxiliando, em tudo o que fazemos, como nós iriamos nos sentir confortavel, consolavel, diante de tudo que nós sofremos? Dentre elas qualquer exemplo que pegarmos no começo do evangelho, como dor fisica, perdas de entes queridos, problemas financeiros ou espiritual, diante de qualquer problema, como podemos nos sentir bem, se a gente nao acreditar que o amanha será melhor?
Entretando Jesus coloca uma condição para sua assitencia e a felicidade que promete aos aflitos, esta condição esta na lei que ele ensina, que é o amor e a caridade. Ou seja a partir do momento que voce ama seu proximo e que pratiquemos a caridade começamos entender todas as palavras que Jesus nos ensinou. Como entender o sofrimento do meu proximo, que entendo a ignorancia do meu proximo, que estou tendo mais paciencia com o meu proximo, que nao sinto odio, nem amargura, nem rancor , nem raiva , nem remorso diante das coisas ou palavras que meu proximo me fizer, alem disso estou tendo a oportunidade de ajuda-lo a melhorar. Como vou fazer isso, se eu não entender o que meu proximo esta passando? se eu não compreender o porque ele esta agindo assim? Porque ele esta me magoando? porque esta magoando os outros? Porque ele esta agindo errado? E ao mesmo tempo porque EU estou fazendo as coisas erradas, porque eu magoo os outros, porque nao tenho paciencia, diante do pouco que ja conheço do Evangelho de Jesus? Este é o entendimento que devemos ter do proximo e que paralelamente, nos faz sondar o nosso interior igualmente. E quando começamos a entender o proximo, nos vamos perceber que todas as aflições que passamos na vida, são sofrimentos que todos passam nesta vida. E se nós acreditarmos em Deus e tivermos fé de que realmente Deus esta presente, teremos mais confiança, e mais coragem para nos redimirmos, e enfrentar todas as nossas aflições sem reclamar, sem blasfemar. E com o Evangelho de Jesus nos guiando os passos, teremos a certeza que são sofrimentos que nós mesmo pedimos para passar, pra provar que aprendemos e que somos mais pacientes ou ainda para reparar um erro do passado. Só que nós não viemos aqui para reparar nossos erros sozinhos, assim como não viemos aqui para observar os outros apenas, reparando seus erros sozinhos. Se fosse assim teriamos reencarnado num planeta sozinho, não teria nescessidade de habitar um mundo com bilhoes de pessoas. Não teria motivo para conviver dentro de um lar rodeado de uma familia. Não iria ter razão para termos amigos.
E Jesus nos diz assim: Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo. (S. MATEUS, cap. XI, vv. 28 a 30.)

Quando Ele diz vinde a mim, não quer dizer ir até Ele, ver a Jesus pessoalmente, não é isso, mas sim, aceite as minhas palavras, entenda a Lei de Deus que eu coloquei a voces. Quando lemos e entendemos as leis de Deus, e começamos a praticar a gente esta indo em direção a Ele. E assim vamos seguir no nosso estagio evolutivo, por isso estamos todos aqui neste planeta, uns aprendendo com os outros. Vivendo em comunidade, dividindo, multiplicando. Porque cada um de nós temos que passar por estas dificuldades, pois elas sao as nossas provas para saber se realmente entendemos as palavras de Jesus. Quando todos estiverem praticando a lei do amor e da caridade, estaremos indo para Jesus, e quando nos sentirmos cansados, O Mestre nos aliviará. O consolador nos confortará. Jesus pede para que aprendemos a ser manso e humilde de coração como Ele foi, o Mestre, se aproximava, dos escribas, dos farezeos, dos sacerdotes, dos imperadores, de Pilatos, da mesma forma, com o mesmo amor e carinho com que Ele se aproximavam dos leprosos, dos pobres e estropiados, doentes, viajantes da estrada, Ele não fazia diferença, Jesus amava todos da mesma forma. Isso é humildade, não ver diferença nos outros e nem achar que vc seja melhor do que ninguem. E Ele termina dizendo que acharei descanso para as vossas almas. Porque que nos vivemos preocupados, agitados? Porque esttes sofrimentos que passamos, eles atingem todos os nossos defeitos, como vaidade, orgulho ganancia, nós nos encomodamos. E quando deixamos estes nossos defeitos de lado, viver em plena comunhao com a espiritualidade e com nosso crescimento atravez dos ensinos de Jesus, perceberemos que todas as nossas aflições sao passageiras. Todos os problemas do cotidiano, vão deixar de te atingir, de ter importancia. Todos os dias aprendemos e crescemos, e o que faziamos antes de errado, deixamos de fazer automaticamente. Pois quando se aprende, a gente cresce, e quando evolui nao se volta atraz, não retrocedemos, só progredimos.

Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. - Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito. (S. JOÃO, cap.XIV, vv. 15 a 17 e 26.)

Agora vamos falar um pouquinho sobre o espiritismo, que veio como um dos consoladores prometidos. Como Jesus disse, que Ele iria embora ( desencarnar), masi que ele iria pedir ao Pai que que enviasse mais um consolador, que explicasse a todos nós melhor tudo o que ele veio ensinar. Porque naquela epoca, o povo nao estava preparado para compreender tudo o que Jesus veio nos explicar. Assim como quando Jesus falando a Nicodemos sobre a reencarnação e Nicodemos nao entendeu, dizendo: - Mas Mestre como pode um homem velhor retornar para a barriga de sua mae? E Jesus responde: Como pode voce é um mestre em Israel, não entende das coisas materiais, como posso te explicar das coisas espirituais. Entao Ele nos prometeu um outro consolador, que seria o Espirito da Verdade. Entao Kardec, atraves das instruções de milhares de espiritos com estudos e investigações, fez os livros dos espiritos, o evangelho, e muitas das mensagens vem assinadas pelo Espirito da Verdade. E depois é explicado que não seria apenas um espirito, mas varios que se apresentão como o Espiritos da verdade. Então Deus não enviou apenas um homem encarnado, para andar por um cantinho do mundo como fez Jesus, ele fez muito mais que isso, mandou um estudioso, cientista, professor, que deixou escrito, traduzido em varias linguas, tudo o que Jesus nos ensinou, de forma que pudesse chegar a todas as nações. E atraves do Evangelho de Jesus, explicado claramente seremos consolado, como Jesus disse que seria.
Deus consola os humildes e dá força aos aflitos que lha pedem. Seu poder cobre a Terra e, por toda a parte, junto de cada lágrima colocou ele um bálsamo que consola. A abnegação e o devotamento são uma prece continua e encerram um ensinamento profundo. A sabedoria humana reside nessas duas palavras. Possam todos os Espíritos sofredores compreender essa verdade, em vez de clamarem contra suas dores, contra os sofrimentos morais que neste mundo vos cabem em partilha. Tomai, pois, por divisa estas duas palavras: devotamento e abnegação, e sereis fortes, porque elas resumem todos os deveres que a caridade e a humildade vos impõe. O sentimento do dever cumprido vos dará repouso ao espírito e resignação. O coração bate então melhor, a alma se asserena e o corpo se forra aos desfalecimentos, por isso que o corpo tanto menos forte se sente, quanto mais profundamente golpeado é o espírito. - O Espírito de Verdade. (Havre, 1863.)

Então teremos que ser abnegados ( desprendidos), humildes, ter uma fé inabalavel no Pai e obedientes as leis de Deus para que possamos ser socorridos. Como na estoria em que um jovem homem curioso pergunta a Chico:
- Chico voce tem fé?
- Claro que tenho, preciso provar pra voce? Vai lá no mercado e traz um par de pernas pra mim..
- Que isso Chico voce esta doido? buscar um par de pernas no mercado?
- Se voce confia em Deus, voce ira encontrar um par de pernas no mercado.
Assim passaram o dia conversando e a tarde o jovem homem passeando pela cidade, resolveram enrtar no mercado e ao passar por uma banca, o proprietario chamou o Chico dizendo:
_ Ola amigo Chico que bom que passou por aqui, estava te procurando, deixaram um par de pernas mecanica aqui comigo, quem sabe voce não sabe de alguem que esteje precisando.
E o jovem homem que acompanhava Chico no passeio, olhou para Chico muito surpreso e nao teve coragem de dizer nada.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

feito por Edith em 10.07.2010

Para que possamos entender esta parabola, vamos ver o que seria Jugo suave?
Meu Jugo é suave, disse Jesus. A palavra Jugo quer dizer: condições de seguir as leis. Então Jesus tnha condições de seguir as Leis de Deus, para ele era suave, facil, pois Jesus era amoroso, caridoso, humilde, sereno, pois Ele era um espirito de Luz, portanto muito facil de agir segundo as leis de Deus. E o fardo é leve como disse Jesus. O que seria o fardo leve? É o peso do sofrimento, por isso que quando ele foi chicotiado, sofreu todo fragelo, foi coroado com espinhos, as humilhações que passou, ele não soltou nenhum ai, porque Ele disse que para Ele seria leve. Porque Jesus sabia que a vida nao seria so aqui, que Ele continuaria vivo após a morte fisica, que Ele estava aqui somente de passagem, assim como nós que nao ficamos bravos com nada, não nos revoltamos com nada, tratamos a todos com muita paciencia, pois temos certeza da vida após morte não é? Pois é como nós deveriamos nos comportar.
Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perda de seres amados, encontram consolação em a fé no futuro, em a confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens.
Por este motivo que o fardo de Jesus era leve. Ele confiava em Deus, Ee sabia que veio aqui somente para ensinar, so para exemplificar de que maneira deveriamos nos comportar. Jesus sabia que aqui era apenas uma passagem. Jesus iria entrar numa sala de aula planeta terra, para dar uma aula, e teria que sair e esperar que nos tivessemos entendido. Nós estamos aqui preocupados com o dia de amanha, nosso fardo diario que muito insignificante perto do que Jesus passou, para nós é um tormento. Uma dor no pé é um tormento, uma humilhação, uma palavra diferente, um olhar estranho, tudo para nós é enorme, e deveria ser diferente, saber que amanha sera outro dia muito melhor.E por saber disso não vou guardar magoa de ninguem, nem rancor, nao vou tratar mau, vou ter paciencia, pois amanha posso nao estar mais aqui, e isso tudo nada vai me valer para crescer. Por isso ele diz na cruz: Pai perdoa-os eles nao sabem o que estao fazendo, eles nao sabem que sou Jesus, que sou filho de Deus, que eles tambem são teus filhos, que nao deveriam ser assim revoltados, entao te peço que os perdoa, pois nao vou levar magoa de ninguem.
Entretanto sobre aquele que, ao contrário, nada espera após esta vida, ou que simplesmente duvida, as aflições caem com todo o seu peso e nenhuma esperança lhe traz para alivio do amargor. Foi isso que levou Jesus a dizer: "Vinde a mim todos vós que estais fatigados, que eu vos aliviarei.
Quando teu fardo for muito pesado, quando voce não aguentar mais, Jesus esta dizendo vinde a mim, me chama, porque Eu atravez da minha estoria, do que ensinei e exemplifiquei eu vou te aliviar. Basta voce me escutar, ler, entender, obedecer e ter fé e acreditar em mim em tudo que falei. Se voce nao acredita em mim, não adianta me procurar, porque nao terei como te confortar, nem aliviar, voce ira continuar penando no seu sofrimento. Agora se voce acredita em Deus, em Jesus, na justiça divina, com certeza voce ira encontrar um alivio para suas dores, basta voce me ouvir, compreender e colocar em pratica em sua vida, pois só assim os teus sofrimentos, os teus martirios serão consolados. O teu fardo não será tao pesado será mais leve, se voce seguir a Jesus da maneira como Ele explicou, o teu Jugo, a sua maneira de encarar as leis divinas, vai ser lee tambem. Se eu estou passando por esta humilhação, é porque eu preciso pra crescer, eu preciso resgatar, eu preciso pagar. Jesus nao devia nada pra ninguem, Ele veio só pra ensinar, mais ele veio no meio de um covil, nós! Ele sabia das nossas revoltas, das nossas ignorancias, Ele sabia que teria dificuldades para ensinar e teria que passar por tudo o que passou, por isso Ele diz: O meu jugo é leve eu sei o que tenho que passar, mas nao vou levar magoa de ninguem, porque sei que voces nao estao prontos para entender tudo o que estou explicando.

**"Entretanto, faz depender de uma condição a sua assistência e a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição está na lei por ele ensinada. Seu jugo é a observância dessa lei; mas, esse jugo é leve e a lei é suave, pois que apenas impõe, como dever, o amor e a caridade.**

Veja a importancia destas palavras. Entretanto Ele coloca uma condição para sua assistencia e a felicidade para os aflitos, e esta condição esta na lei que Ele ensina que é Amar a Deus sobre todas as coisas e ao proximo como a si mesmo. Ou seja se eu amo as pessoas e as aceito como são respeitando-as, jamais farei mal algum a ninguem e nem prejudicar, nem falar mau. E se eu amo verdadeiramente eu nao vou guardar magoa, nem rancor, como Ele fazia com todos nós. Por maior que fosse a humilhação o fragelo e por tanto sofrimento que teve que passar Jesus nao guarda magoa de nós, pelo contrario nos perdoou a todos. Devemos ver todos os nossos sofrimentos como um pagador. Paguei, ta pago não devo mais nada, não se rebelando, se desprendendo da materia e dos bens materiais é tudo mais facil. Não se apegue a sua materia, ela não é a unica, serão bilhoes que vc vai ter ou que ja teve. Não diga é meu corpo é a minha vida! Sua vida verdadeira é a interna, a espiritual, voce veio para se ajustar com todos aqueles que estao ao seu redor. Esta é a lei, amar seu proximo como a si mesmo, da maneira como eles são, aceita-los como eles sao. - è mais ele é ignorante! e dai? voce tambem ja foi..Hoje porque voce tem um pouco mais de esperteza se acha superior? Isso é falta de humildade entao ta na hora de ser humilhado para acentar mais a sua vaidade e diminuir o seu orgulho. Sofremos as consequencias dos nossos proprios atos, e sempre reclamamos. E quando nos doi, quer dizer que estamos sendo burilados, para deixar vir a tona o seu brilho que é o amor e a caridade com que vc foi criado, que esta ai dentro de voce. E só tirando esta casca grossa que te envolve é que vai fazer voce brilhar. E onde esta este brilho? Esta dentro de voce. Todo o conhecimento e sabedoria que voce aduiriu em encarnações passadas, esta ai dentro de voce adormecida, aguardando que vc tire sua casca grossa para vir a tona. Se as pessoas que te rodeiam são insuportaveis e não sabe um pouco do que voce sabe, infelizmente é problema delas não seu. E se voce sabe um pouco mais do que eles, cabe-lhe o dever de entende-los. Imagine se Jesus, não tivesse tido paciencia com a gente? Ou tivese desistido de todos nós? E Jesus era e é muito superior a toda humanidade. E no intanto se humilhou e nos tratou a todos igualmente, destribuindo amor e caridade. Quando Jesus veio ate nós se fossemos comparar, eramos furmiguinhas diante dele.Exemplificando: E o mestre colocava a maos sobre mim e dizia, filha vai pela direita, e eu ia pela esquerda. Não fia é por aqui, eu tomava rumo ao contrario, Filha este aqui é o caminho, e eu tomava outro lado diferente. Por isso estou aqui encarnada hoje, depois de 2000 mil anos, tamanha foi minha teimosia e ignorancia em nao querer ouvi-lo naquele tempo. Ele ja vem me guiando, orientando e me ensinando desde aquela epoca pra cá, e eu nao aprendi a lição. Hoje estou aqui lendo e estudando com voces para ver se consigo aprender um pouquinho de tudo o que o Mestre nos passou. Porque são 2000 mil anos perdidos nas minhas experiencias encarnatorias. Reaprovada muitas vezes porque nao dei ouvidos a Jesus. De cem aulas que tive posso dizer que aprendi 5. É muito dificil seguir a Jesus, pois temos que ser resignados a vontade do Pai, amando e respeitando as pessoas como elas sao.

Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. - Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito. (S. JOÃO, cap. XIV, vv. 15 a 17 e 26.)

e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador. Ou seja Jesus já era um consolador, que veio nos explicar e exemplificar, como amar o nosso proximo e a Deus sobre todas as coisas e de que maneira deveriamos agir, como deveriamos nos comportar.

E ele enviou diversos, e continua enviando, e a gente nao vai atraz, não procura saber, não procura entender, porque o mais importante ( para nós) na vida é a vida fisica e material.( E PENSAMOS ASSIM) A vida espiritual pode esperar ate eu completar 50 anos em diante. Agora jovem não preciso me preocupar. Quando eu tiver velha eu vou atraz.. meus filhos nem precisa saber.. coitados são crianças e agora o mais importante é brincar, quando eu ficar velha eu ensino eles. (TRISTE ENGANO!).

Este consolador que Ele continua nos enviando nos ensinara e nos relembrara de tudo o que ele nos disse. E ele estara dentro de nós, a maioria nao pode conhecer, e nem vai conhecer agora. Mas nós iremos porque ele estara dentro de nós. Que o Mestre quiz nos dizer com isso: Muitos consoladores ja passaram por nos como Ghandi, Buda, Irma Dulce, Francisco de Assis, Bezerra de Menezes, Allan Kardek, Chico Xavier, tantos consoladores nos trazendo palavras de amor, de serenidade, de diciplina, e exemplificando, se desprendendo da parte material para ajudar aos nescessitados e que nós não conseguimos ainda. Mas veio um que nos faz relembrar com clareza tudo o que Jesus nos ensinou por parabolas e nos exemplificou e foi Kardec, escrevendo todas as suas obras, atravez de pesquisas, estudos, e de todos os espiritos que ele tinha contato de muitos pasises diferentes que mantinha correspondencia, Kardek fazia as perguntas e as milhares de cartas recebidas com maior semelhanças de conteudo ele foi colocando num livro para que pudessemos entender com clareza as lições do Mestre. Resumindo minuciosamente, traduziu para que pudesse chegar a todos os povos e assim conseguissemos entender. Entao quando Ele diz que nos iriamos entender e ele estaria dentro de nós, é porque nos ja temos um pouco de base. E todos este ensinamento ja esta dentro de nós adormecido, precisando ser reativado. Nós ja viemos de 2000 mil anos atraz, rastejando aos pés do Mestre e errando, como hoje a gente ainda erra, mas nós ja temos um bucadinho de conhecimento, entao todas as palavras do Mestre entra dentro de nós e esta aqui dentro, a unica coisa que precisamos é colocar em pratica e pra isso precisa coragem e desprendimento. Então voce pensa: quer dizer que terei que doar tudo o que tenho aos pobres?

Não! é dar menos valor aos seus bens materiais. Nada te pertence, tudo lhe é emprestado e a qualquer momento voce tera que partir e tudo ficará aqui. E voce terá que seguir adiante por mais caro que lhe seja tudo, casa, carro. Tudo o que voce tem hoje é apenas para facilitar a sua estadia neste planeta. Fazer com que vc tenha facilidade para se ajustar com os teus e te colocar a prova sua paciencia, sua abnegação a Deus. Se voce se irritar com as pessoas por causa de um bem que lhe é emprestado, voce so conseguiu angariar magoas, rancores, já tinha tantas, conseguira mais uma. E viemos para diminuir tudo isso. Faça tudo para quando voce sair daqui do planeta, as pessoas que ficarem chorem de saudades de voce. Sua estadia no planeta é so um processo. Saiu daqui começa uma outra etapa, um novo aprendizado e assim sucessivamente.

Faça com que voce tenha pessoas no plano espiritual que venham te receber de braços abertos e te aplaudindo porque voce conseguiu passar com louvor em 50% dos teus compromissos assumidos. E dar graças a Deus! Não arrependida em ter perdido mais um seculo dentre estes 2000 mil anos perdidos. Tenta encontrar nestes nossos consoladores que derramaram sobre o planeta, paz, ternura, amor, compreenção, caridade, e tenta entende-los e aprende com eles a executar em voce tudo o que eles ensinaram. Sem se exaltar, sem ficar nervoso, sem levar rancor, sem se magoar. Faça um exercicio quando chegar em casa. Abra sua porta e olha cada item que voce tem e fala pra voce mesmo: Isso não me pertence, esta emprestado pra mim, mas agradeço a Deus, por ter conseguido, me favorecendo nesta encarnação, facilitando a minha vida. Que Deus continua a me dar força, coragem e saude para que eu possa continuar trabalhando em beneficio de mim mesmo e dos outros. Mantenha-me calmo e sereno, para que eu possa trabalhar para o meu crescimento espritual amando e compreendendo os meus semelhantes.

8 comentários:

  1. Gostei muito deste texto, pois explica com clareza e profundidade todo o capítulo VI do Evangelho segundo o espiritismo, nos mostrando a importância de seguir os ensinamentos de Jesus e a parte que nos cabe fazer para atingir a nossa felicidade e a nossa evolução, obrigada por ter compartilhado conosco das suas idéias iluminadas, que Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito.muito obrigada.vou falar sobre este tema no centro e aqui consegui aprofundar meu entendimento.agradeço a todos.abraço fraterno

    ResponderExcluir
  3. Magda - 14/08/13

    Jesus e o Evangelho - Tudo o q precisamos para nossa caminhada ser mais segura (...) em todos os tempos.

    Grata,

    ResponderExcluir
  4. Que Jesus os abençoe. Vou falar sobre o tema e ele me ajudou bastante. Um trabalho muito bem feito. Que possam postar outros estudos de igual quilate.Adorei também o mascotinho e o cachorrinho. Amo os peludos.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom para que eu possa me orientar na exposição doutrinária que estou preparando.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! De grande valia para o nosso estudo! Obrigada. Muita PAZ ao seu coração

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! Por este momento pelo qual estamos passando (pandemia). Muita luz,amor e caridade o que Jesus veio nos ensinar. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  8. Gratidão por este ponto de luz que nos guia e esclarece sobre matéria tão relevante!!! Parabéns pelo lindo trabalho…

    ResponderExcluir