CEJE - CENTRO ESPIRITA JARDIM DE ESPERANÇA

Este é um blog de conteúdo espirita. Aqui postaremos todos os estudos das parabolas de Jesus, evangelhos feitos no Centro espirita Jardim de Esperança. CEJE. Facilitando o entendimento dos nossos amigos da Seara.O espiritismo é a um só tempo, filosofia, ciência e religião. “A Doutrina espírita ensina a pensar, e não o que pensar”.

Sejam todos bem vindos a Estudar o Evangelho de Jesus

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cap.8-ESE- A verdadeira Pureza



A VERDADEIRA PUREZA.item 9 do evangelho
9. Enquanto ele falava, um fariseu lhe pediu que fosse jantar em sua companhia. Jesus foi e sentou-se à mesa. - O fariseu entrou então a dizer consigo mesmo: "Por que não lavou ele as mãos antes de jantar?” Disse-lhe, porém, o Senhor: "Vós outros, fariseus, pondes grandes cuidado em limpar o exterior do copo e do prato; entretanto, o interior dos vossos corações está cheio de rapinas e de iniqüidades. Insensatos que sois! aquele que fez o exterior não é o que faz também o interior?" (S. LUCAS, cap. XI. vv., 37 a 40.)
Então os escribas e os fariseus, que tinham vindo de Jerusalém, aproximarams e de Jesus e lhe disseram: “Por que violam os teus discípulos a tradição dos antigos, uma vez que não lavam as mãos quando fazem suas refeições?”Jesus lhes respondeu: “Por que violais vós outros o mandamento de Deus, para seguir a vossa tradição? Porque Deus pôs este mandamento: Honrai a vosso pai e a vossa mãe; e este outro: Seja punido de morte aquele que disser a seu pai ou a sua mãe palavras ultrajantes; e vós outros, no entanto, dizeis: Aquele que haja dito a seu pai ou a sua mãe: - Toda oferenda que faço aDeus vos é proveitosa, satisfaz à lei, - ainda que depois não honre, nem assista a seu pai ou à sua mãe. Tornam assim inútil o mandamento de Deus, pela vossa tradição. Hipócritas, bem profetizou de vós Isaías, quando disse: Este povo me honra delábios, ma s conserva longe de mim o coração; é em vão que me honram ensinando máximas e ordenações humanas.”Depois, tendo chamado o povo, disse: “Escutai e compreendei bem isto: - Não é o que entra na boca que macula o homem; o que sai da boca do homem é que o macula. - O que sai da boca procede do coração e é o que torna impuro o homem; - porquanto do coração é que partem os maus pensamentos, os assassínios, os adultérios, as fornicações,os latrocínios, os falsos-testemunhos, as blasfêmias e as maledicências. - Essas são as coisas que tornam impuro o homem; o comer sem haver lavado as mãos não é o que o torna impuro.” Então, aproximando-se, disseram-lhe seus discípulos: “Sabeis que, ouvindo o que acabais de dizer, os fariseus se escandalizaram?” - Ele, porém, respondeu: “Arrancada será toda planta que meu Pai celestial não plantou. - Deixai-os, são cegos que conduzem cegos; se um cego conduz outro, caem ambos no fosso.”( S. Mateus, cap. XV, vv. 1 a 20.)
Percebemos que todos os lugares que Jesus ia Ele era testado para ver se caia em contradição. Mas as suas palavras era uma so. E Jesus aproveitava sempre nestes momentos para ensinar e mostrar que a verdadeira Pureza e a do coração e nao do corpo.E não foi diferente nesta passagem, quando Jesus responde aos presentes: Voces estao dizendo que eles desreipeitam os mandamentos dos antigos, voces tambem desrespeitam, porque nestes mandamentos esta escrito para voces honrar seus pais e suas maes e voces não fazem assim. E ele complementa dizendo assim: O que deixa o homem imundo nao é o que entra pela boca, porque o que entra pela boca, percorre seu organismo e sai em lugar escuso. Mas o que sai dela, tudo o que sai pela boca e do que esta cheio o coração. Claro que Jesus nao dizia para deixar-mos de ser higienicos, limpos! Ele quiz dizer que os escribas estavam se preocupando muito com coisas banais, e deixando as coisas mais importantes do espirito. Deveriam se preocupar muito mais com as coisas que vcs falam e pregam do que com as maos sujas. No antigo testamento vamos ter os cincos primeiros livros que foram escrito na epoca de moises, e num destes cinco livros tinham um livro das leis leviticas (de levi), e neste livro so tinha as normas de conduta alimenticia para agradar a Deus, e voce ira achar: que tem que lavar as maos antes das refeições, não podem misturar derivados de leite com carne, bovinos com carneiros etc.. tem um livro inteiro cheio destes tipos de leis que naquela epoca eles viviam aquelas leis a risca e se fossemos ler isso hoje iriamos praticar uma blasfemea, porque nao iriamos comer bife a milanesa rs. Por isso os escribas diziam que Jesus veio destruir nossas leis, e não é isso, eles na verdade se preocupavam com coisas pequenas e esqueciam de puruficar o espirito. Jesus veio pra falar de assuntos mais espirituais que são coisas mais importantes.Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário